Adama Paris: A powerhouse por trás da nova moda africana
No dia 27 de maio, a fundadora da Dakar Fashion Week e da Fashion Africa TV desembarca no Brasil para participar do SFS
Adama Ndiaye, também conhecida como Adama Paris, é uma das principais vozes da moda africana contemporânea. Nascida no Congo, de família senegalesa, Adama é filha de pais diplomatas e teve uma formação multicultural que influenciou sua estética e visão de mundo.
Estilista e empreendedora, Adama se formou em economia e chegou a trabalhar no mercado financeiro. No entanto, decidiu mudar de trajetória para seguir sua verdadeira paixão. Fundadora da marca Adama Paris e da Dakar Fashion Week, ela trabalha para fortalecer os sistemas de moda do sul global a partir do continente africano.

Adama tem sido uma peça-chave na construção de uma cena de moda fora dos eixos tradicionais. Muito antes de eventos globais como a Bienal de Dakar, a residência Black Rock de Kehinde Wiley ou o desfile Métiers d’Art da Chanel em 2022 voltarem os holofotes para o Senegal, Adama já pavimentava esse caminho com a Dakar Fashion Week, fundada em 2002.
Em mais de duas décadas, o evento se consolidou como uma das principais plataformas da moda africana, impulsionando estilistas emergentes e criadores de todo o continente em uma vitrine diaspórica que hoje dialoga com o mundo.

Adama acredita que a moda africana deve ser reconhecida globalmente a partir de seus próprios valores, ritmos e visões estéticas — não como uma alternativa exótica ou periférica, mas como parte central da narrativa contemporânea da moda.
“Temos orgulho de quem somos como artistas. Levou tempo até termos esse orgulho e celebrarmos isso. Não precisamos de validação, embora, claro, apreciemos o reconhecimento. Mas, acima de tudo, sabemos que somos o suficiente.”
— Adama Paris para Vogue UK
Senegal, como o Brasil, é uma potência criativa — justamente por operarem fora dos modelos tradicionais. Ambos exportam talentos com visões inovadoras que desafiam os padrões eurocêntricos e introduzem novas formas de pensar moda, cultura e identidade. A capacidade de reinvenção, o uso de materiais alternativos, as narrativas visuais e o vínculo com comunidades locais são diferenciais importantes e valorizados por mercados que buscam inovação cultural. Esses países, contudo, também enfrentam desafios semelhantes, como a concentração de investimento e atenção em centros hegemônicos, a dificuldade de acesso a cadeias globais de produção e distribuição, e a ausência de políticas públicas robustas para a economia criativa.

Olhar para a África é essencial para entender os desafios e as oportunidades que também enfrentamos aqui no Brasil e, assim, pensar o novo sistema de moda a partir do sul global. A saída não está em reproduzir modelos tradicionais, mas em criar novos caminhos — e isso depende de alianças estratégicas entre países para fortalecer um novo imaginário de moda.
“A moda africana — e especialmente a senegalesa — muitas vezes é mal interpretada como algo limitado a estampas coloridas e tecidos como o wax, que nem é africano, e sim holandês [...]. Esse estereótipo não reflete a verdadeira essência da nossa moda. A moda africana é diversa, inovadora, espontânea e imprevisível – e é isso que eu amo nela.”
— Adama Paris para Vogue UK
Adama Paris no Rio2C
A diretora criativa e fundadora da Dakar Fashion Week desembarca no Brasil para participar do Summit Fashion System, na Cidade das Artes.
No dia 27 de maio, Adama Paris participa de uma mesa especial em celebração aos 30 anos da São Paulo Fashion Week. Ao lado de Paulo Borges, fundador da SPFW, e Christelle Cagi Nicolau, representante da Paris Fashion Week, Adama traz a potência de Dakar para a conversa. O painel, com mediação de Olivia Merquior, propõe um olhar sobre o futuro das semanas de moda.
DA FILA "A" AO BROADCASTING: QUAL O FUTURO DAS SEMANAS DE MODA?
📅 Dia: 27/05
⏰ Horário: 11:15 - 12:00
📍 Palco: Writers Room
Como participar?
Para participar do Summit Fashion System, você pode escolher entre duas opções de ingresso: o DayPass, que garante acesso apenas ao dia 27, quando acontecem 8 mesas contínuas sobre moda, e o Creator, um passaporte para acompanhar a trilha de moda e outros assuntos como tecnologia, marketing, branding, criação de conteúdo, cinema, música em todos os dias do Rio2C.
Com curadoria de Olivia Merquior, o Summit Fashion System reúne uma diversidade de visões — de gestores de grandes marcas a criadores independentes, de pensadores do futuro a nomes fundamentais na preservação da história e da cultura da moda.
O Summit Fashion System acontece em 27 de maio dentro do Rio2C 2025, que vai até 1º de junho na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.
🔗 Mais informações em: www.rio2c.com
🎟️ Para conhecer todos os tipos de ingressos do Rio2C, clique aqui e escolha a melhor opção para você.
👥 Para grupos corporativos com mais de 4 pessoas, entre em contato com credenciamento@rio2c.com.
Siga a Iara no Instagram
Visite nosso site
Entre em contato via WhatsApp
Escreva para hi@iara.land